O que é IPTV e para que serve?

O IPTV (Internet Protocol Television) ou TVIP (Televisão por IP)

É um método de transmissão de sinais televisivos através de redes IP. Em Portugal o IPTV significa para assistir canais de TV a pagar no nosso país através de um protocolo IP. Como é os das operadoras oficias portuguesas, se reparar algumas delas só tem de ligar o cabo de rede a box e já assiste a todos os canais contratados. Esse cabo de rede “RJ45” é o que vai ligado diretamente ao seu router da operador que tiver.

Esta tecnologia nada mais é do que a conjunção de um serviço de televisão com via a Internet de banda larga. Ao contrario de receber o sinal da televisão via antena TDT, esta é a única que é totalmente gratuita e a dias de hoje já tem cobertura em todo o país, ou via parabólica a pagar, pelo cabo da operadora de TV por cabo coaxial que já não se considera IPTV.

Embora que leva também cabo de rede ligado para poder ver os programas que já deram, normalmente são 7 dias que pode ver qualquer programa de televisão que tenha perdido, e fazer gravação também precisamos de Internet na box oficial que nos foi atribuída no contrato com a nossa operadora.

O que é IPTV e para que serve

Qual o uso legal de IPTV?

Existem mil e muitas app ou softwares para visualizar este tipo de tv moderna de um dos mais famosos é o VLC, KODI ou o teu telemóvel Android, etc um tutorial que vimos em seu dia de canais de IPTV.

Este sistema baseia em streaming, ja muito antigo mas agora como nas casas portuguesas existe boa ligação a Internet, quero dizer um bom download “banda larga” embora que com apenas 10Mb de ligação não devíamos ter problema em ver a IPTV, mais quanto mais melhor já que o HD e o 4K precisa de uma velocidade maior.

O serviço de IPTV, não é ilegal, pois o mesmo utiliza Internet (banda larga), onde o telespectador paga uma taxa para a operadora, para poder utilizar o serviço Oficial da operadora!

Porém está sendo explorado por muitas operadoras ilegais, quem compre serviço dessas operadores tem ai um serviço ilegal e concorre em crime igualmente.

Em Portugal, o IPTV já é disponibilizado pela Clix que usa uma plataforma de IPTV própria desde Abril de 2006 e pela PT Comunicações, que utiliza plataforma da Microsoft, desde Junho de 2007.

O serviço da PT Comunicações (MEO) inclui serviço fixo de telefone, TV sem assinatura, chamadas ilimitadas dentro da rede PT. “Considerado IPTV”

Internet de banda larga com tráfego ilimitado e serviço de TV com possibilidade de personalizar canais, alugar vídeos e gravar conteúdos. “Considerado IPTV”

As Listas Publicas de IPTV

A coisa muda de figura nas chamadas listas de canais publicas na Internet. Essas listas contornam as proteções de direitos auditorias ou direito de autor e são, em muitos casos, distribuídas de forma gratuita a partir de serviços que acabam infringindo os direitos autor, já que ao contrário de um usuário legítimo como foi explicado em cima.

Piratas quem recorre à pirataria não paga mensalidades para ter acesso aos canais e serviços de IPTV. Seja a pagar”como vamos ler em baixo” ou pesquisando por listas publicas, muitas delas com duração muito corta menos de um dia as vezes em horas apagam estas listas!

As listas iptv publicas são links com conteúdo de texto plano com uma linguagem especifica criada para que os usuários do mercado da pirataria carregue tais listas em todo tipo de aparelho através de aplicativos. Ou através de ficheiros m3u, m3u8 e as mesmas utilizando o protocolo IPTV.

Piratas enviando o seu IP sem saber

As listas iptv publicas é um servidor onde enviamos a nossa direção ip, não sabemos onde vai parar o nosso IP que estamos a enviar, por outro lado se esta a pensar em ligar-se a essas listas publicas que se encontra fácil na Internet devia pelo menos selar por a sua segurança, e deve-se usar um VPN. A utilização de VPN não o inibe de continuar a cometer o crime para quem vai continuar a visualizar IPTV, este sistema de VPN é só o proteger dos hackeres que tem o seu IP e podem usar contra si, cuidado quem avisa seu amigo é.

Mas nem tudo é mau a muita boa gente que oferece o streaming de forma desinteressada só mesmo com o espírito da partilha com os outros sem querem nada em troca. Dai nasce as listas iptv publicas, como partilham de forma gratuita e publica na Internet logo milhões de paginas difunde essas mesmas listas iptv, há centenas delas depois devemos escolher as melhores.

Comercio das Listas de IPTV

Esta já é pior que a primeira, muitas pessoas a vender IPTV por meia dúzia de euros ao mês como aparece em pesquisas de Google e sites famosos em Portugal tipo [email protected]/[email protected]/@[email protected]€sz entre outros. “São tantos que nem dá para contar”. Podemos encontrar a pontapés a vende deste sistema, muitas vezes podem custar entre 7 e 11 euros por mês. Depende da qualidade do serviço que estes oferece as vezes no mesmo servidor pode haver aos mil e um “clientes” ligados com o qual faz paragens na imagem, há outros que envia o streaming de forma mais controlada é dizer tem um limite de pessoas a visualizar com o qual não faz sub-carga ao servidor IPTV, daqui conseguem uma melhor imagem.

Listas de IPTV PORTUGAL publicas que partilhamos no site

Como já tinha escrito em cima estas listas já partilhadas por outra pessoas de forma gratuita são as centenas e que circulam pela Internet todos os dias por norma funciona durante 12 horas ou menos e la temos de arranjar outra para quem quer continuar a ver sem pagar nada! Depois tem de voltar atualizar o dispositivo assim que aparece novas listas IPTV Portugal gratuitas.

Não há milagres para este tipo de streaming ao ser gratuito deve saber quem dá o que tem não merece castigo ou melhor se não podemos fazer a conta da multiplicação então fazemos a conta com as listas da divisão. Que neste caso é a partilha.

Relembrando. As Listas IPTV que estão listadas neste site “iptvportugalfree.com” não são nossas e os créditos são de seus devidos criadores, esse site apenas organiza as listas de forma que fique fácil para o usuário encontrá-la, nós não hospedamos nada no nosso servidor. Já esta tudo escrito e feito “na Internet, basta fazer pesquisas” só informamos da sua existência! 

Aqui no site mais listas adicionadas com o passar do tempo e outras serão removidas se não estiverem funcionais, por isso, se encontrar alguma lista que não esteja funcionando, deixe seu comentário com o nome da lista e/o a url da mesma para podermos retirá-la. Conclusão: Faça o que entender a responsabilidade é sua!

Créditos: wikipedia